Correio Popular Notícia



Congresso Internacional de Informática e Estatística é sucesso de público

Data da notícia: 19/10/2012
Foto:

(Da Redação) Mais de sessenta ações entre oficinas, palestras e apresentações de trabalhos científicos e cerca de 900 pessoas beneficiadas. Este foi o resultado de quatro dias de atividades do I CIIEECA (Congresso Internacional de Informática e Estatística Experimental e Computacional da Amazônia), que acontece desde a última segunda (15) em Ji-Paraná, e se encerrou ontem (19). Promovido pelo IFRO (Instituto Federal de Rondônia) e CEULJI/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná), o evento reuniu profissionais conceituados nacional e internacionalmente e teve como proposta promover a capacitação de discentes e docentes e divulgar trabalhos científicos desenvolvidos nas áreas da estatística e informática e tecnológica.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121020-141.jpg[/IMG] A coordenadora do congresso, Ilma Rodrigues Fausto, avalia o evento como de grande importância cientifica para a vida acadêmica dos alunos. ?O congresso favoreceu o entendimento sobre a metodologia científica para a graduação, a interpretação de textos e incentivo a leitura, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho. O Ciieeca foi um desafio e nos consideramos vencedores?.
De acordo com Fausto, a média de público foi de 400 pessoas no IFRO, sem contar com os participantes das palestras ocorridas na Ulbra. ?A avaliação do evento pelos alunos superou a média de 93% de aceitação, fator incentivador para nós docentes e organizadores do evento?, constata.
Em quatro dias foram realizadas oficinas sobre comércio eletrônico, utilização de recursos livres de informática para prática em sala de aula, Robótica Educacional e hobby, Introdução à Estatística com aplicações computacionais em R, entre outras. Entre os representantes internacionais destaque para a Dra. Teresa Oliveira, do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Mas o congresso também reservou espaço para os futuros pesquisadores do IFRO mostrarem seus trabalhos científicos, além da troca de informações e conhecimentos.
Aluna de Informática do IFRO em Ji-Paraná, Franciely Chaves, viu a iniciativa como uma oportunidade de crescer profissionalmente. ?Estamos nos preparando para o mundo lá fora. Esses encontros acrescentam mais conteúdos e nos atualizam?. Outro ponto destacado pela a futura técnica foi a visibilidade do que está sendo produzido no instituto e na universidade.

OFICINAS - Todas as oficinas foram ministradas por professores das instituições parcerias e alunos do último ano do Curso de Informática do IFRO. As pesquisas de iniciação científica apresentados em banners por alunos de Florestas, Informática e Química foram transformados em e-book para serem utilizadas em Ipads e celulares.
Meio Ambiente: acidentes, lições e soluções foi a temática da pesquisa das alunas do Curso de Floresta, Emanuely e Sandrely Urgulino,Gabriela Baoria e Natália Damião. Pela primeira vez apresentando um trabalho cientifico, Sandrely comenta que a experiência foi rica, pois trouxe pra ela a constatação de que todas as áreas estão interligadas. ?Ampliei minha visão. Hoje me sinto mais crítica?. O Analista de Sistema do Senai, José Rosivaldo da Silva, fez a palestra fechamento com tema ?Do Wi-Fi ao 4G?. Com informações da Assessoria ? IFRO.

Fonte:






Noticia vista 1448 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.